Only Her World
lizzie parceiros contato home skoob twitter tumblr


siga o blog!





créditos

Template Original made by : Jaera
Credit : css school image


Posts anteriores > | < Posts recentes
O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini
terça-feira, 28 de junho de 2011 | 11:39 | 3 comentários

Cinema e livros: duas paixões. Juntar os dois então, melhor ainda.

Achei essa ideia no blog da Babi Lorentz, e adorei a ideia, então resolvi trazer pro meu blog.

Quem nunca assistiu a um filme, ou a um seriado e depois ficou louquinho para ler o livro (quando há) ou vice-versa?
E quem nunca se decepcionou com isso?


E o escolhido desta semana é...
O Caçador de Pipas


Filme:
Sinopse: Kabul. Amir (Zekeria Ebrahimi) e Hassan (Ahmad Khan Mahmidzada) são dois amigos, que se divertem em um torneio de pipas. Após a vitória neste dia um ato de traição de um menino marcará para sempre a vida de ambos. Amir passa a viver nos Estados Unidos, retornando ao Afeganistão apenas após 20 anos. É quando ele enfrenta a mão de ferro do governo talibã para tentar consertar o ocorrido em seu passado.



Nota: 3

Livro:
Sinopse: O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

Nota: 4

Minhas conclusões:
Essa história é muito forte, rica em detalhes, como se o autor realmente tivesse vivido no Afeganistão durante a guerra, e tivesse presenciado tudo.
Mas a adaptação desse livro tem uma contradição: ele foi completamente fiel ao livro, mas não conseguiu passar a mesma emoção.
Enquanto que no livro a história era narrada em primeira pessoa e eu não pude deixar de me emocionar mais de uma vez, o filme apenas mostra a vida de Amir, como se alguém de fora, que não sabe pelo que ele passou contasse a história, exatamente como a via.
Não digo que o filme é ruim, não é isso. Mas ficou bem abaixo das minhas expectativas, como a maioria das adaptações. Então eu recomendo que leiam primeiro o livro pra depois ver o filme, pra não desanimar de saber a história.

Marcadores: , , ,