Resenha: Em Chamas - Suzanne Collins
quinta-feira, 15 de setembro de 2011 | 15:00 | 1 comentários

Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 416
ISBN: 9788579800641
Skoob: Livro | Autor
Quando Katniss e Peeta venceram os Jogos Vorazes, ela achou que poderia se livrar da Capital e ter uma vida tranquila na Aldeia dos Vitoriosos, com sua família finalmente de barriga cheia. Mas um dia, ao voltar da floresta, recebe a visita indesejada do Presidente Snow, que apareceu para dar a notícia: ela e Peeta teem que continuar fingindo estarem loucamente apaixonados, e convencer até ele mesmo, senão... Bom, Katniss tinha uma pequena noção do que poderia acontecer.
Além disso, ela descobre que os distritos estão organizando levantes contra a Capital, e que seu rosto e o inocente mockingjay (tordo) que dá forma ao seu broche são símbolos dessa revolução.
Esse também seria seu primeiro ano como mentora de tributos nos Jogos Vorazes, justamente em um ano especial, o do Massacre Quarternário. Realizado a cada 25 anos, normalmente é composto por não dois, mas quatro tributos cada distrito, totalizando 48 crianças inocentes em uma arena, lutando até a morte. Mas aparentemente com Katniss Everdeen nada segue seu curso normal. Desta vez foi decidido que o Massacre Quarternário seria disputado por 12 dos vencedores das edições passadas. Katniss sabe que está perdida, pois é a única vencedora feminina de seu distrito, o que a obrigaria a lutar com Haymitch, que fez tudo o que pôde para mantê-la viva, ou Peeta, o suposto amor da sua vida, com quem ela acabou de sair de uma arena.
Esse é o meu tipo de livro favorito, eu acho que suspense realmente faz um bom livro, e Suzanne Collins o adiciona na medida certa na trilogia Jogos Vorazes. O que significa que não era fácil largá-lo quando eu pegava para ler antes de dormir.
A autora deixou a imaginação solta ao criar uma nova arena genial, e ao nos apresentar os Vencedores dos Jogos anteriores, com personalidades e habilidades bem distintas. E o final foi tão inesperado que poderia ser absurdo.
A adaptação deste segundo livro já foi confirmada, e "o mundo estará Em Chamas em novembro de 2013".
E como a Babi Lorentz chamou a atenção para este assunto na resenha dela de Jogos Vorazes, vamos agora alar de alguns dos nomes... incomuns dos personagens do livro:
Cashmere e Gloss - sim, os nomes das pessoas no Distrito 1 são sempre ridículos assim, e nos fazem lembrar de coisas brilhantes.
Wiress e Beetee - o que é bem sugestivo, já que são do Distrito 3, que produz produtos eletrônicos. Dá pra entender né? Wire, fio...?
Woof - acho que o "woof" é a onomatopeia pro barulho que o cachorro faz, né?
Chaff e Seeder - mais uma vez, nome lembrando o produto do distrito. Estes são do Distrito 11, o da agricultura. Seed quer dizer semente.
Plutarch Heavensbee - ganhou o prêmio de nome mais estranho do livro. Não sei nem como pronunciar. Ele é o chefe dos gamemakers, os criadores dos Jogos.
Marcadores: Resenhas